Associação de Guias, Instrutores e Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro



Como ser certificado pela Aguiperj

MANUAL DO CANDIDATO – PAE 2018  – RIO DE JANEIRO 

Para tornar-se Instrutor ou Guia de Escalada certificado pela Aguiperj, o pretendente deve primeiramente ler com atenção o Regulamento do Programa de Avaliação em Escalada (PAE) e os Códigos de Segurança, Ética e Conduta da associação. Aderindo, o candidato deverá agora seguir os seguintes passos:

  1.  Preencher  o Formulário Padrão e enviar para o email: aguiperj@aguiperj.org.br até a data 15/07/2018. Para o preenchimento do Formulário Padrão leia o documento Níveis de Certificação.
  2.  Resultado 20/07/2018. Para os casos em que haja pendência será comunicado ao candidato os detalhes da mesma e a condição do candidato, se desqualificado ou qualificado com pendência. Caso seja qualificado nesta primeira etapa, o candidato deverá inscrever-se no processo avaliativo até a data limite 01/08/2018 efetuando o Pagamento da Taxa de inscrição no valor de R$600.
  3. Passar pelo processo avaliativo prático e teórico do Departamento Técnico, de acordo com um dos níveis de certificação, que será realizado nas datas 17, 18 e 19/08/2018 no município do Rio de Janeiro. No ato da realização da Avaliação Teórica o candidato deverá assinar o  Termo de Adesão ao Programa de Certificação.
  4. Resultado Final 31/08/2018. Caso seja aprovado pelo Departamento Técnico e pela Diretoria, o candidato deverá efetuar o Pagamento da Taxa de anuidade referente ao período 2018/19 no valor de R$200. No ato da entrega da carteirinha o profissional deverá assinar o Termo de Adesão à AGUIPERJ.

Os instrutores e guias certificados terão direito a:

  1. Certificado assinado pelo Presidente e pelo Diretor Técnico da Aguiperj.
  2. Carteira da Aguiperj.
  3. Ao uso do SELO DE CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE E SEGURANÇA da Aguiperj na divulgação de suas atividades.
  4. Ao uso da Apostila de Curso Básico da Aguiperj.
  5. Descontos, Gratuidades e outros Benefícios provenientes das Parcerias Aguiperj

LER COM ATENÇÃO!

Este será o último PAE onde a Aguiperj seguirá o modelo de categorias e processo de avaliação até então adotado. A partir de 2019 a Aguiperj adotará as categorias propostas pela CBME quanto aos profissionais que atuam no montanhismo, são elas: Guia de Montanha / Guia de Escalada / Guia de Escalada Esportiva / Guia de Caminhada / Condutor de Trilhas de Curto Percurso / Condutor de Técnicas Verticais. Passando a assumir todas as avaliações de profissionais que contemplam atuação em todo território nacional.

As atividades mínimas obrigatórias para qualificação destes profissionais de montanhismo e escalada já estão em processo final de definição. Confira!

Neste caso os profissionais da Aguiperj passarão portanto por um processo de “re-certificação”, para que possam equiparar seus currículos às novas demandas da associação e possam pleitear a certificação nacional.  Nesta nova certificação será necessária a apresentação de 100% das atividades mínimas obrigatórias nos últimos 5 anos.