Associação de Guias, Instrutores e Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro



Níveis de certificação

Condutores, Instrutores e Guias de Escalada são especializados em ambientes indoor de montanha e terrenos que requerem o uso de equipamentos para segurança. Isto inclui muros de escalada, arvorismo, tirolesa, caminhadas, caminhadas com trechos de escalada, top-rope, escalada esportiva, vias de várias enfiadas e expedições.

Há 05 (cinco) níveis de certificação:

O primeiro nível é CONDUTOR DE CAMINHADAS. É a certificação para quem quer se capacitar na liderança de participantes em excursões de caminhada, de um ou mais dias em terrenos íngremes, escorregadios, com vegetação e com obstáculos de até 2º grau de dificuldade e em travessia de rios e cursos d´água. Para maiores detalhes, vide CBME: DT-2016/06.

O segundo nível é CONDUTOR DE TÉCNICAS VERTICAIS. É a certificação para quem quer se capacitar na liderança de participantes em atividades que utilizam o uso de técnicas verticais, como rapel, operação de tirolesa e arvorismo, operação de muro de escalada artificial. Para maiores detalhes, vide CBME: DT-2016/08.

O terceiro nível é INSTRUTOR DE ESCALADA ESPORTIVA. É a certificação para quem…. (em breve mais detalhes).

O quarto nível é INSTRUTOR DE ESCALADA. É a certificação para quem vai trabalhar em vias que sejam no máximo de D3 (4 a 6 horas) e que sejam praticamente em linha reta, sem dificuldades para rapelar ou efetuar resgates. A aproximação também não pode ser complexa. Veja aqui os pré-requisitos para a certificação de Instrutor de Escalada.

O quinto nível é o GUIA / INSTRUTOR DE ESCALADA. Este certificado é para aqueles que estão aptos a trabalhar em todos os níveis da escalada em rocha. Além de guiar em regiões mais afastadas dos centros urbanos e em vias de até D6 (mais de 2 dias). O Guia de Escalada também pode trabalhar como Instrutor de Escalada, por isso o nome Guia / Instrutor de Escalada. Veja aqui os pré-requisitos para a certificação de Guia de Escalada.

Em todos os casos o candidato deve ser experiente e competente em escaladas curtas, médias e longas, guiando um ou mais participantes e em terreno variado.

Conhecendo os níveis de certificação da Aguiperj você pode requisitar o ingresso no Programa de Certificação, para isto basta ler o regulamento de Certificação da Aguiperj.