Associação de Guias, Instrutores e Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro



Pré-requisitos para Instrutor de Escalada

Primeiro Passo (Avaliação do Currículo)

O candidato deve apresentar um currículo pessoal, preenchendo o Formulário Padrão, de acordo com os itens abaixo:

I. Requisitos Básicos:

  1. Idade mínima de 18 anos.
  2. Apresentar atestado médico declarando ser apto para a prática de esportes.
  3. Estar de acordo e respeitar a ética da Aguiperj.
  4. Ter certificado de curso de primeiros socorros com carga horária de 32 horas, ou superior (validade máxima 2 anos).
  5. Ter certificado de curso de auto-resgate com carga horária mínima de 16 horas e que inclua, entre outros, os tópicos: escape de parada, ascensão, rapel assistido, resgate do guia, resgate do participante, sistemas de polia e evacuação da vítima.
  6. Escalar há pelo menos 5 anos.

Obs.: Ocasionalmente a Aguiperj abre turmas para os cursos de primeiros socorros, auto-resgate, didática e prevenção e combate a incêndio. Informe-se através da página Atividades.

II. O candidato deve ter guiado pelo menos 80 vias diferentes.

Em cada uma delas deve citar o nome da via, a duração da escalada, o grau, o(s) parceiro(s) com quem escalou e a data aproximada. Para tal deve preencher o Formulário Padrão para Instrutor de Escalada.

Para o total de vias as proporções mínimas aceitáveis em relação a duração são:

  • 5 vias com duração D4 ou maior e;
  • 15 vias com duração D3 ou maior e;
  • 25 vias com duração D2 ou maior e;
  • 35 vias com duração D1 ou maior.

Exemplos de vias de D1 a D6.

Dentre as vias acima:

  • 25 vias devem ter o grau geral V ou superior.
  • 10 vias com lances obrigatoriamente protegidos em móvel. Destas pelo menos 1 via com parada móvel;
  • 3 vias com lances de artificial fixo e 3 vias com lances em artificial móvel;
  • 6 vias com lances em chaminé e 1 via ferrata;
  • 6 vias em regiões de serra.

Além de 6 excursões diferentes em montanha com pernoite (caminhadas inclusive).

Segundo Passo (Avaliação do candidato)

Objetivos:

  1. Demostrar os métodos e técnicas utilizados pela Aguiperj para atividades guiadas;
  2. Ajudar o candidato a desenvolver suas habilidades de guiar e instruir através da prática, de dicas técnicas e de conselhos;
  3. Avaliar na prática a técnica de escalada e os conhecimentos específicos do candidato e garantir que estejam de acordo com os pré-requisitos do curso;

Durante a avaliação candidato deve estar totalmente preparado para:

  • Escalar com os Guias da Aguiperj como se fossem clientes;
  • Utilizar para segurança e rappel o freio ‘8’, ATC®, Grigri® e mosquetões;
  • Fazer ancoragens;
  • Ascender por corda fixa utilizando nós auto-blocantes (pelo menos dois tipos);
  • Estar preparado fisicamente para um longo dia de escaladas;
  • Possuir em bom estado equipamento completo para escalada de D3;
  • Estar apto a usar proteções móveis: hexentrics, stoppers, tri-cams e friends;
  • Guiar à vista lances de V grau, confortavelmente;
  • Guiar trabalhando lances de VI;
  • Escalar chaminés, diedros e fissuras;
  • Guiar lances em A2;
  • Conhecer os sistemas de polia 3:1 e 2:1.

Formato:

Exemplo de vias que podem ser cobradas durante o curso: ‘Italianos com Secundo’, ‘Secundo’, ‘Mincheti’, ‘Stop’ (no Pão de Açúcar), ‘K2 com K3’ (no Corcovado), ‘Magia Vertical’, ‘P3’, ‘Vereda Tropical’ (no Pico da Tijuca), ‘Fs. Primus’ (no Tijuca Mirim), ‘C-100’ (na Pedra da Gávea), ‘Olimpo’ (na Agulhinha), ‘Lionel Terray’ (na Pedra Bonita), ‘Urbanoide’ no (Cantagalo), ‘Fs. Babarroga’ (no São João), ‘Nitroglicerina’ (no Dona Marta) , ‘A Insustentável Leveza do Ser’ (nas Aderências do Sumaré) e outras.

O candidato também será avaliado nos seguintes itens:

  • Orientação e preparação do cliente,
  • Seleção de equipamento,
  • Gerenciamento do tempo,
  • Ancoragens,
  • Escalada com múltiplos clientes,
  • Escolha de métodos de segurança,
  • Rapel e descidas com clientes,
  • Escapes de parada,
  • Métodos de ascensão improvisados,
  • Avaliação do risco,
  • Meteorologia, geologia e história natural,
  • Segurança e bem estar do cliente,
  • Comunicação e didática,
  • Consciência ecológica.