Associação de Guias, Instrutores e Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro



Treinamentos e Wokrshops

TAR – Treinamento de Auto-Resgate

A AGUIPERJ realiza 2 vezes por ano o treinamento de auto-resgate em escalada para reciclagem e treinamento de seus associados em procedimentos de emergência. Sendo obrigatório a cada ano ao menos uma vez a participação dos profissionais. Esse treinamento é  importante para todos os escaladores de nível intermediário e avançado que escalam independente de guias profissionais.

O TAR é um treinamento em auto-resgate da cordada, onde cada escalador é capaz de resgatar o outro.

Para toda a comunidade de escaladores a AGUIPERJ oferece anualmente a oportunidade do TAR durante a programação da Abertura de Temporada de Montanhismo do Rio de Janeiro. O treinamento praticado na ATM é realizado em dupla e baseia-se na simulação de um acidente em uma situação comum de escalada. Os equipamentos utilizados são os dispostos numa escalada tradicional. A proposta é a exposição de uma situação inicial básica de resgate do guia (TAR1) e uma segunda situação de resgate do participante (TAR2). A situação básica oferece os primeiros procedimentos e estes dão origem a outros mais complexos conforme veremos na segunda situação.

Objetivo: Entender conceitos de prevenção de acidentes, incluindo planejamento e plano de contingência. Procedimentos básicos em caso de acidentes. Simular situações de resgate em escalada

Conteúdo:

  • Prevenção de acidentes / Análise de Risco
  • Procedimento de emergência
  • Nós (Mariner, Mula, Blocantes)
  • Técnicas específicas (Escape de Parada, Rapel Guiado e Assistido, ascensão e descida em contra-peso)
  • Simulação de situação de resgate de guia e participante

Caso tenha interesse no TAR fora da ATM, individual ou em grupo, entre em contato e informe-se diretamente com um dos nossos Guias e/ou Instrutores certificados.

Aguiperj TAR 2011

Aguiperj TAR 2011

Aguiperj TAR 2010

Aguiperj TAR 2010

Aguiperj TAR 2010

Aguiperj TAR 2010