Associação de Guias, Instrutores e Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro


Força Tarefa – Pedra da Gávea / PNT

Por: Aguiperj - Publicado em: 07/03/2018 Nenhum comentário

No dia 06 de fevereiro a AGUIPERJ participou de uma importante força tarefa na Pedra da Gávea, este imponente maciço rochoso em meio ao Parque Nacional da Tijuca. Esta força tarefa, a primeira de 2018, é resultado de seguidas reuniões envolvendo a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), Federação de Montanhismo do Estado do RJ (FEMERJ), Corpo de Bombeiros (CBMERJ) e Policia Militar do Estado Rio de Janeiro (PMERJ), Associação Carioca de Turismo de Aventura (ACTA), Associação Brasileira de Turismo de Aventura (ABETA), Mosaico Carioca, Parque Nacional da Tijuca (PNT) e nós da Associação de Guias e Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro (AGUIPERJ).

IMG_5934                             IMG_6002

A força tarefa consistiu principalmente em INFORMAR, ALERTAR e CONSCIENTIZAR os visitantes a respeito da subida à Pedra da Gávea. Expondo as reais necessidades para a realização da mesma quanto aos acessórios adequados, como por exemplo: roupa leve, calçado fechado, água, protetor solar, entre outros. E também quanto ao tempo médio de subida e descida, ao desnível a ser superado, aos equipamentos mínimos que devem ser utilizados, a presença ou não de um condutor experiente em um grupo quando não se tratar de uma atividade comercial e principalmente a presença ou não de um guia profissional capacitado nas atividades de caráter comercial.

No entanto não se resumiu ao informativo, contou também com fiscalização, repreensão e penalizações por meio de multas aos que estavam praticando e incitando o descumprimento de algumas das regras do parque, como por exemplo, o pernoite no cume. Vale lembrar que as regras do parque são estabelecidas a partir de um plano de manejo. Todo parque possui suas regras e o visitante tem a obrigação de conhecê-las, caso contrário, corre o risco de ser penalizado por simples desconhecimento dos seus direitos e obrigações dentro de uma Unidade de Conservação. Outro exemplo de prática ilegal é o comércio in loco, como por exemplo, aquela cobrança feita pelo carinha da corda, que fica ali no trecho da carrasqueira vendendo o uso dos equipamentos de segurança.

Vale lembrar que a Pedra da Gávea é um dos principais atrativos para os amantes do montanhismo, que buscam na montanha um refúgio em meio à cidade; porém o fenômeno da selfinização vem alterando significativamente o fluxo de visitantes, e a busca por “aquela” foto têm levado consequentemente ao aumento do número de acidentes e chamados por socorro. Cada vez mais pessoas se dispõem a encarar o desafio de subir a Pedra da Gávea, a grande maioria sem nenhuma instrução. Muitos erroneamente acreditam ou são levados a crer que a atividade será uma rápida trilha. Somente se dão conta de que não será nem rápida e nem somente trilha quando se deparam com uma fila de dezenas de pessoas aos pés do trecho de escalada conhecido como carrasqueira; mas aí já é tarde e consideram que todo o esforço que foi feito por quase duas horas para se chegar até ali só será de fato recompensado chagando a cume, e sendo assim sobem sem nenhum aparato de segurança ou instrução profissional, confiando alcançar a tão desejada foto do cume ou quem sabe tornando-se mais um número na estatística que revela ser este o trecho com o maior numero de acidentes fatais dentre as montanhas cariocas.

Atividade Segura é com Profissional Certificado!

IMG_5978

Testes em Equipamentos – UIAA

Por: Aguiperj - Publicado em: 06/04/2016 4 Comentários

A UIAA, União Internacional das Associações de Alpinismo, testa e desenvolve padrões de teste para os equipamentos de segurança. Confira os videos de alguns testes realizados em mosquetões, baudriers, cordas, proteções e outros.

https://

https://

https://

 

TAR – Treinamento de Auto-Resgate

Por: Aguiperj - Publicado em: 30/03/2016 8 Comentários

A AGUIPERJ realiza 2 vezes por ano o treinamento de auto-resgate em escalada para reciclagem e treinamento de seus associados em procedimentos de emergência. Sendo obrigatório a cada ano ao menos uma vez a participação dos profissionais. Esse treinamento é  importante para todos os escaladores de nível intermediário e avançado que escalam independente de guias profissionais.

O TAR é um treinamento em auto-resgate da cordada, onde cada escalador é capaz de resgatar o outro.

Para toda a comunidade de escaladores a AGUIPERJ oferece anualmente a oportunidade do TAR durante a programação da Abertura de Temporada de Montanhismo do Rio de Janeiro. O treinamento praticado na ATM é realizado em dupla e baseia-se na simulação de um acidente em uma situação comum de escalada. Os equipamentos utilizados são os dispostos numa escalada tradicional. A proposta é a exposição de uma situação inicial básica de resgate do guia (TAR1) e uma segunda situação de resgate do participante (TAR2). A situação básica oferece os primeiros procedimentos e estes dão origem a outros mais complexos conforme veremos na segunda situação.

Objetivo: Entender conceitos de prevenção de acidentes, incluindo planejamento e plano de contingência. Procedimentos básicos em caso de acidentes. Simular situações de resgate em escalada

Conteúdo:

  • Prevenção de acidentes / Análise de Risco
  • Procedimento de emergência
  • Nós (Mariner, Mula, Blocantes)
  • Técnicas específicas (Escape de Parada, Rapel Guiado e Assistido, ascensão e descida em contra-peso)
  • Simulação de situação de resgate de guia e participante

Caso tenha interesse no TAR fora da ATM, individual ou em grupo, entre em contato e informe-se diretamente com um dos nossos Guias e/ou Instrutores certificados.

 

 

Aguiperj-TAR-2010 tar

 

Lançamento do novo site da Aguiperj

Por: Aguiperj - Publicado em: 20/04/2012 Nenhum comentário

Layout Site AguiperjA AGUIPERJ está vivendo um grande momento de organização e está trabalhando para o reconhecimento dos profissionais capacitados e da comercialização segura do serviço de guia e instrução de escalada. Estamos lançando no novo site durante a SBM afim de facilitar o acesso as informações como lista de guias e instrutores certificados, calendário de atividades, notícias da associação e da escalada em geral.

 

 

 

 

Programa de Avaliação em Escalada – PAE

Por: Aguiperj - Publicado em: 19/04/2012 Nenhum comentário

Está sendo realizado durante a SBM o Programa de Avaliação em Escalada, o programa de acesso da AGUIPERJ para instrutor ou guia de montanha. O processo consiste em analisar requisitos e avaliar competências dos candidatos em técnica de escalada, procedimentos de segurança, capacidade de transmitir informações através de provas teórica e práticas.

 

1ª Semana Brasileira de Montanhismo

Por: Aguiperj - Publicado em: Nenhum comentário

Semana-Brasileira-de-MontanhismoO maior evento do Montanhismo Brasileiro está sendo organizado com o objetivo de honrar nosso compromisso com a ética de montanha e a proteção do meio ambiente e organizar o futuro do montanhismo e da escalada no Brasil. É a 1ª  Semana Brasileira de Montanhismo, a ser realizada no Rio de Janeiro entre 23/04 e 01/05. A AGUIPERJ está contribuindo para a popularização e prática segura da escalada oferecendo diversos workshops de técnicas de segurança durante os dias do evento.