Associação de Guias, Instrutores e Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro


Direito de resposta

Por: Aguiperj - Publicado em: 22/05/2019 Nenhum comentário

A AGUIPERJ, instituição sem fins lucrativos, de defesa do esporte, fundada em 2001, vem se defender publicamente de acusações sofridas em redes sociais:

Esclarecemos que a instrutora Nereida Rezende, na eleição de 08/05/19, por não aceitar um dos candidatos, renunciou ao cargo de tesoureira logo após ser eleita. Assim abriu mão de participar da construção das mudanças que gostaria. Em 14/05/19 comunicou por escrito à diretoria o seu desligamento da associação.

Alguns dias depois enviou um e-mail para a diretoria sugerindo mudanças, que a fariam voltar à associação. Mas uma vez desligada, suas sugestões não foram atendidas, e ela começou as postagens caluniosas no Facebook, tentando prejudicar a imagem da AGUIPERJ, de seus diretores e de seus profissionais associados.

Lamentavelmente, ela tenta usar o movimento social feminista, tão legítimo, para conquistar simpatizantes e propagar acusações infundadas a um grupo de pessoas que realiza um trabalho voluntário sério e construtivo na associação. Tentou associar um caso de agressão doméstica no estado de São Paulo com assuntos administrativos da diretoria.

Vale lembrar que a segunda presidente da AGUIPERJ foi uma mulher (hoje presidente da CBME) e que nunca tratamos nossos associados de maneira diferenciada, seja por sua cor, classe social, sexo ou orientação sexual.

Pedimos, em nome dos nossos associados, que suas postagens sejam retiradas imediatamente, pois contém acusações falsas e caluniosas. Uma retratação pública na mesma rede social também seria de bom tom. Acreditamos ainda no diálogo cordial como a melhor forma de resolver as divergências.

AGUIPERJ – Associação de Guias, Instrutores e Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro

Diretoria 2019-2020

Força Tarefa – Pedra da Gávea / PNT

Por: Aguiperj - Publicado em: 07/03/2018 Nenhum comentário

No dia 06 de fevereiro a AGUIPERJ participou de uma importante força tarefa na Pedra da Gávea, este imponente maciço rochoso em meio ao Parque Nacional da Tijuca. Esta força tarefa, a primeira de 2018, é resultado de seguidas reuniões envolvendo a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), Federação de Montanhismo do Estado do RJ (FEMERJ), Corpo de Bombeiros (CBMERJ) e Policia Militar do Estado Rio de Janeiro (PMERJ), Associação Carioca de Turismo de Aventura (ACTA), Associação Brasileira de Turismo de Aventura (ABETA), Mosaico Carioca, Parque Nacional da Tijuca (PNT) e nós da Associação de Guias e Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro (AGUIPERJ).

IMG_5934                             IMG_6002

A força tarefa consistiu principalmente em INFORMAR, ALERTAR e CONSCIENTIZAR os visitantes a respeito da subida à Pedra da Gávea. Expondo as reais necessidades para a realização da mesma quanto aos acessórios adequados, como por exemplo: roupa leve, calçado fechado, água, protetor solar, entre outros. E também quanto ao tempo médio de subida e descida, ao desnível a ser superado, aos equipamentos mínimos que devem ser utilizados, a presença ou não de um condutor experiente em um grupo quando não se tratar de uma atividade comercial e principalmente a presença ou não de um guia profissional capacitado nas atividades de caráter comercial.

No entanto não se resumiu ao informativo, contou também com fiscalização, repreensão e penalizações por meio de multas aos que estavam praticando e incitando o descumprimento de algumas das regras do parque, como por exemplo, o pernoite no cume. Vale lembrar que as regras do parque são estabelecidas a partir de um plano de manejo. Todo parque possui suas regras e o visitante tem a obrigação de conhecê-las, caso contrário, corre o risco de ser penalizado por simples desconhecimento dos seus direitos e obrigações dentro de uma Unidade de Conservação. Outro exemplo de prática ilegal é o comércio in loco, como por exemplo, aquela cobrança feita pelo carinha da corda, que fica ali no trecho da carrasqueira vendendo o uso dos equipamentos de segurança.

Vale lembrar que a Pedra da Gávea é um dos principais atrativos para os amantes do montanhismo, que buscam na montanha um refúgio em meio à cidade; porém o fenômeno da selfinização vem alterando significativamente o fluxo de visitantes, e a busca por “aquela” foto têm levado consequentemente ao aumento do número de acidentes e chamados por socorro. Cada vez mais pessoas se dispõem a encarar o desafio de subir a Pedra da Gávea, a grande maioria sem nenhuma instrução. Muitos erroneamente acreditam ou são levados a crer que a atividade será uma rápida trilha. Somente se dão conta de que não será nem rápida e nem somente trilha quando se deparam com uma fila de dezenas de pessoas aos pés do trecho de escalada conhecido como carrasqueira; mas aí já é tarde e consideram que todo o esforço que foi feito por quase duas horas para se chegar até ali só será de fato recompensado chagando a cume, e sendo assim sobem sem nenhum aparato de segurança ou instrução profissional, confiando alcançar a tão desejada foto do cume ou quem sabe tornando-se mais um número na estatística que revela ser este o trecho com o maior numero de acidentes fatais dentre as montanhas cariocas.

Atividade Segura é com Profissional Certificado!

IMG_5978

Testes em Equipamentos – UIAA

Por: Aguiperj - Publicado em: 06/04/2016 4 Comentários

A UIAA, União Internacional das Associações de Alpinismo, testa e desenvolve padrões de teste para os equipamentos de segurança. Confira os videos de alguns testes realizados em mosquetões, baudriers, cordas, proteções e outros.

https://

https://

https://

 

TAR – Treinamento de Auto-Resgate

Por: Aguiperj - Publicado em: 30/03/2016 9 Comentários

A AGUIPERJ realiza 2 vezes por ano o treinamento de auto-resgate em escalada para reciclagem e treinamento de seus associados em procedimentos de emergência. Sendo obrigatório a cada ano ao menos uma vez a participação dos profissionais. Esse treinamento é  importante para todos os escaladores de nível intermediário e avançado que escalam independente de guias profissionais.

O TAR é um treinamento em auto-resgate da cordada, onde cada escalador é capaz de resgatar o outro.

Para toda a comunidade de escaladores a AGUIPERJ oferece anualmente a oportunidade do TAR durante a programação da Abertura de Temporada de Montanhismo do Rio de Janeiro. O treinamento praticado na ATM é realizado em dupla e baseia-se na simulação de um acidente em uma situação comum de escalada. Os equipamentos utilizados são os dispostos numa escalada tradicional. A proposta é a exposição de uma situação inicial básica de resgate do guia (TAR1) e uma segunda situação de resgate do participante (TAR2). A situação básica oferece os primeiros procedimentos e estes dão origem a outros mais complexos conforme veremos na segunda situação.

Objetivo: Entender conceitos de prevenção de acidentes, incluindo planejamento e plano de contingência. Procedimentos básicos em caso de acidentes. Simular situações de resgate em escalada

Conteúdo:

  • Prevenção de acidentes / Análise de Risco
  • Procedimento de emergência
  • Nós (Mariner, Mula, Blocantes)
  • Técnicas específicas (Escape de Parada, Rapel Guiado e Assistido, ascensão e descida em contra-peso)
  • Simulação de situação de resgate de guia e participante

Caso tenha interesse no TAR fora da ATM, individual ou em grupo, entre em contato e informe-se diretamente com um dos nossos Guias e/ou Instrutores certificados.

 

 

Aguiperj-TAR-2010 tar

 

Lançamento do novo site da Aguiperj

Por: Aguiperj - Publicado em: 20/04/2012 Nenhum comentário

Layout Site AguiperjA AGUIPERJ está vivendo um grande momento de organização e está trabalhando para o reconhecimento dos profissionais capacitados e da comercialização segura do serviço de guia e instrução de escalada. Estamos lançando no novo site durante a SBM afim de facilitar o acesso as informações como lista de guias e instrutores certificados, calendário de atividades, notícias da associação e da escalada em geral.

 

 

 

 

Programa de Avaliação em Escalada – PAE

Por: Aguiperj - Publicado em: 19/04/2012 Nenhum comentário

Está sendo realizado durante a SBM o Programa de Avaliação em Escalada, o programa de acesso da AGUIPERJ para instrutor ou guia de montanha. O processo consiste em analisar requisitos e avaliar competências dos candidatos em técnica de escalada, procedimentos de segurança, capacidade de transmitir informações através de provas teórica e práticas.

 

1ª Semana Brasileira de Montanhismo

Por: Aguiperj - Publicado em: Nenhum comentário

Semana-Brasileira-de-MontanhismoO maior evento do Montanhismo Brasileiro está sendo organizado com o objetivo de honrar nosso compromisso com a ética de montanha e a proteção do meio ambiente e organizar o futuro do montanhismo e da escalada no Brasil. É a 1ª  Semana Brasileira de Montanhismo, a ser realizada no Rio de Janeiro entre 23/04 e 01/05. A AGUIPERJ está contribuindo para a popularização e prática segura da escalada oferecendo diversos workshops de técnicas de segurança durante os dias do evento.