A AGUIPERJ realiza 2 vezes por ano o treinamento de auto-resgate em escalada para reciclagem e treinamento de seus associados em procedimentos de emergência. Sendo obrigatório a cada ano ao menos uma vez a participação dos profissionais. Esse treinamento é importante para todos os escaladores de nível intermediário e avançado que escalam independente de guias profissionais.
O TAR é um treinamento em auto-resgate da cordada, onde cada escalador é capaz de resgatar o outro.
Para toda a comunidade de escaladores a AGUIPERJ oferece anualmente a oportunidade do TAR durante a programação da Abertura de Temporada de Montanhismo do Rio de Janeiro. O treinamento praticado na ATM é realizado em dupla e baseia-se na simulação de um acidente em uma situação comum de escalada. Os equipamentos utilizados são os dispostos numa escalada tradicional. A proposta é a exposição de uma situação inicial básica de resgate do guia (TAR1) e uma segunda situação de resgate do participante (TAR2). A situação básica oferece os primeiros procedimentos e estes dão origem a outros mais complexos conforme veremos na segunda situação.
Objetivo: Entender conceitos de prevenção de acidentes, incluindo planejamento e plano de contingência. Procedimentos básicos em caso de acidentes. Simular situações de resgate em escalada
Conteúdo:
- Prevenção de acidentes / Análise de Risco
- Procedimento de emergência
- Nós (Mariner, Mula, Blocantes)
- Técnicas específicas (Escape de Parada, Rapel Guiado e Assistido, ascensão e descida em contra-peso)
- Simulação de situação de resgate de guia e participante
Caso tenha interesse no TAR fora da ATM, individual ou em grupo, entre em contato e informe-se diretamente com um dos nossos Guias e/ou Instrutores certificados.
Deixe um comentário